· Sondagens


· Provas de Carga

· Controle de Recalques

- Instrumentação

ENSAIOS
São estudos realizados através da perfuração do sub-solo, acompanhados de coleta de amostras para determinação das características do solo como : natureza, camada, composição granlométrica, umidade, compacidade etc..., para avaliação de suas propriedades de engenharia.


   SONDAGENS SPT
A sondagem a percussão (Standart Penetration Test), é utilizada para conhecermos o solo atravessado a cada metro, a resistencia (Número de Golpes) oferecida pelo amostrador padrão (Terzaghi & Peck DE = 2" e DI = 1 3/8") e a posição do nível d'água . O processo consite basicamente na cravação do amostrador padrão no solo, através da queda livre de um peso de 65 kg, caindo de uma altura de 75 cm.

    SONDAGENS SPT-T
Após a execução dos SPT, foi sugerida por Ranzini (1988) a medição do torque, através de uma ferramenta mecanica denominada torquimetro, com capacidade de até 80 kgf x m, com ponteiro de arraste.

SONDAGENS ROTATIVAS
A sondagem rotativa (SR), é utilizada quando o SPT encontra material impenetrável, provavelmente uma rocha ou matacão. Executado por equipamento específico, retira as amostras da rocha em formato contínuo e cilindrico.

Fotos: Sondagens SPT e SPT-T / Rotativa

Fotos: Sondagem Rotativa em uma Estaca de concreto

SONDAGENS CPT
O ensaio de penetração do Cone (EPC) ou Cone Penetration Test (CPT), ou ainda - como é internacinalmente conhecido - Deep Sounding, é um processo que visa fornecer, por via direta, as resistencias existentes no solo ao longo de sua profundidade. O ensaio é realizado com a cravação a uma velocidade constante de 1cm/s de uma haste com o cone. As cargas necessárias para a cravação são registradas como resistencia lateral (haste) e resistencia de ponta (cone).

Fotos: Sondagens CPT


   PROVAS DE CARGA

ENSAIO DE PLACA
O ensaio de placa, é um processo que visa fornecer, por via direta, as resistencias e características de deformação do terreno a uma determinada profundidade. O ensaio é realizado pelo carregamento de uma placa contra o terreno, através de macacos reagindo contra cargueiras ou conjunto de tirantes. No ensaio são registrados as cargas aplicadas x deformações do solo.
 

Fotos: Ensaio de Placa

PROVA DE CARGA ESTÁTICA
O ensaio é realizado pelo carregamento de uma estaca até duas vezes a carga de trabalho, através de macacos reagindo contra cargueiras ou conjunto de tirantes. No ensaio são registrados as cargas aplicadas x deformações do solo.

Fotos: Prova de Carga Estatica.

 

PROVA DE CARGA DINAMICA
Também chamado de ensaio dinâmico, é um ensaio que objetiva principalmente determinar a capacidade de ruptura da interação estaca-solo, para carregamentos estáticos axiais. Ele difere das tradicionais provas de carga estáticas pelo fato do carregamento ser aplicado dinamicamente, através de golpes de um sistema de percussão adequado. A medição é feita através da instalação de sensores no fuste da estaca, em uma seção situada pelo menos duas vezes o diâmetro abaixo do topo da mesma. O sinal dos sensores são enviados por cabo ao equipamento PDA, que armazena e processa os sinais "on line".

Fotos: Prova de Carga Dinamica.



   CONTROLE DE RECALQUES

Conforme as recomendações DA NBR 6122/2019-ITEM "9.DESEMPENHO DAS FUNDAÇÕES",
para estruturas com mais de 55m de altura do piso do Térreo ao último piso habitável, deverá ser feito o monitoramente de recalques medido na Estrutura.

Fotos: Controle de Recalques.

CONTROLE DE PRUMOS

Sugestão para controle de prumos em cortinas :

Fotos: Controle de Prumos.

 

   INSTRUMENTAÇÃO

- INCLINÔMETROS :

Esse equipamento visa monitorar os possíveis deslocamentos horizontais que
venham a ocorrer no maciço onde instalado. A precisão das leituras de deslocamentos
horizontais indicadas pelos fornecedores de equipamentos é da ordem de 1,0 a 1,2 mm para
cada 5m na vertical. Essa precisão refere-se ao conjunto sonda inclinométrica – tubo
inclinométrico - envoltória entre tubo e furo. As leituras são coletadas de forma que ficam
registradas na leitora, depois descarregadas no computador e em seguida processadas e
disponibilizadas na forma gráfica e de tabelas.

Fotos: Inclinometros.

- MARCOS SUPERFICIAIS(MS) :

São instrumentos instalados, com o objetivo de monitorar eventuais deslocamentos
verticais. Para realização das leituras desses instrumentos, é utilizado equipamento de estação
total de última geração da marca Nikon ou Leica, onde a precisão angular do equipamento é
de 1”, isso significa na prática, considerando a visada do operador mais o fator temperatura,
que a precisão é de ± 0,4mm.


- INDICADOR DE NÍVEL D' ÁGUA (INA) :

Os indicadores de nível d'água são formados por um tubo de PVC apresentando
trecho filtrante longo, abrangendo diversas camadas de solos, em que o tubo é perfurado e
envolto com tela de nylon. O espaço vazio entre o tubo e as paredes do furo deve ser preenchido com areia no trecho filtrante, formando um local de fácil drenagem, no metro final próximo a superfície é
preenchida com selo de argila.

- INSTRUMENTAÇÃO REMOTA :

São instrumentos instalados em locais de complexo acesso, como por exemplo o túnel do Metrô. As leituras são feitas remotamente pelo equipamento, e transmitidas via chip de celular para uma central de Gateway em um site, e disponíveis on line a qualquer tempo. Abaixo exemplo de foto do equipamento, e instalação no túnel do Metrô-SP (Linha Verde - próximo a estação Vila Madalena sentido Vila Prudente) :

Foto 1 - Equipamento instalado na parede do túnel do Metrô

Foto 2 - Detalhe do Instrumento de leitura

 

Foto 3 - Detalhe interno do Instrumento de leitura com as baterias e chip de transmissão




ENSAIOS